COM 99 ANOS, AUSTRALIANO BATE RECORDE DE 50 M LIVRE
INCRÍVEL RECORDE DE NATAÇÃO DE 50 METROS LIVRE DE
COM 99 ANOS E EM ABRIL COMPLETA 100 ANOS.
O australiano Georges Corones, que em abril vai completar 100 anos, estabeleceu um novo recorde de natação nos 50 metros livres na categoria de 100 a 104 anos, nadando a distância em 56 segundos e 12 centésimos.
Georges Corones é o primeiro atleta de terceira idade a nadar 50 metros livres em menos de um minuto.
O recorde anterior, estabelecido em 2014, pertencia ao britânico John Harrison, que, com 99 anos, nadou os 50 metros em 1 minuto e 31 segundos.
Corones, ex-médico, atribui sua longevidade à natação, que pratica desde criança.
Quando está na piscina, “é o único momento em que o corpo não deve lutar para resistir à força da gravidade”.
“Na água, a pessoa flutua e não existe sensação mais agradável”, declarou, depois de bater o recorde.
MÉDICO – LONGE DAS PISCINAS DURANTE 60 ANOS
Natural da cidade australiana de Brisbane, Corones fez saber que era um nadador quando era jovem, mas que a Segunda Guerra Mundial o obrigou a deixar a prática desportiva. Os 60 anos em que esteve afastado das piscinas foram longos, mas a paixão pela modalidade voltou quando fez 80 anos. Segundo o próprio, recomeçou a nadar exclusivamente para “manter a forma”, sem nunca imaginar este desfecho — que foi conseguido graças a uma mistura de trabalho técnico com doseamento de esforço deste atleta quase centenário.
— Nessa idade leva um tempo para completar. Você fica exausto muito mais facilmente, mas se fizer com sensibilidade, as recompensas são astronômicas.
— Eu deixei de nadar no começo da guerra, e acho que não nadei mais até me aposentar — contou. — Eu comecei a nadar novamente para me exercitar.
E a fome por recordes do nadador australiano não para. Neste sábado, ele irá desafiar a marca dos 100 metros nado livre, também estabelecida por Harrison, de 3 minutos e 23 segundos.
— Eu não sou jovem, mas estou realmente mirando isso e confiante de que posso fazer bem.
O feito mereceu a atenção da equipe nacional de natação australiana, conhecida também com The Dolphins, que publicaram no Facebook uma mensagem sobre o feito de George Corones: “Acabamos de testemunhar um pedaço de história ao vivo”. A prova decorreu antes das provas de qualificação para os jogos da Commonwealth, que vão decorrer ali mesmo, na cidade australiana de Gold Coast.