A SUAVE TIRANIA DOS FILHOS COM OS PAIS IDOSOS – POR-LAYS LUGÃO

 

Existem várias atitudes de filhos quando os pais se tornam idosos. Uma delas é os levar para instituições, outra é contratar cuidadores, mas quando os pais estão saudáveis, independentes e autônomos e não necessitam nem de uma coisa nem de outra, acontece a sutil tirania dos filhos ao se relacionarem com eles.

Os filhos se tornam tão cuidadosos, tão afetivos, e desejam preservar com tanto carinho estes pais, que passam a superprotegê-los. Não são atitudes conscientes, mas devagar, os vão despersonalizando o que os leva a se sentirem incapazes de tudo.

Há nos filhos, uma intolerância que os leva a corrigir tudo que os pais fazem de errado, há uma impaciência quanto à lentidão com que inevitavelmente os idosos executam algumas tarefas.

Por sua vez, os idosos, para não atritarem com os filhos, se resignam, deixam que as situações de atrito passem, sem reclamar. Tudo que fazem errado e é criticado, os faz irem aceitando e com isto, vão diminuindo sua capacidade de ser independente.

 

É normal que os jovens sejam melhores que os idosos. Mas, se os idosos perdem ao acessar uma rede social, mexer com objetos tecnológicos entre outras atividades, os jovens perdem em não aproveitar a experiência e história de vida que só os idosos possuem. Os idosos não perdem a capacidade de se auto avaliar e sabem o momento para alterarem alguns comportamentos, isto sem a necessidade de uma crítica incisiva demais feita pelos filhos.Os filhos devem entender que os pais os agradecem por toda a ajuda, por todo carinho, mas é necessários que os deixem “pagar mico”, os deixem errar sem serem corrigidos a cada instante.

Os pais precisam dos filhos, mas precisam que os respeitem dentro de suas capacidades, que não os atrofiem, não os desvalorizem e nem os façam perder toda a independência antes da hora necessária. Que os filhos entendam que sem compreensão, atenção e o devido respeito, os pais acabarão perdendo a alegria de viver.
Os pais têm uma história de vida que os tornam diferentes, eles construíram muitas coisas, venceram inúmeras batalhas e, normalmente, os filhos estão no patamar que estão, graças ao esforço e dedicação destes pais.
Há pesquisas que mostram histórias tristes, desabafos de pessoas que se anularam diante das críticas dos filhos, tudo gerado por acontecimentos de choque entre a impaciência dos filhos e a necessidade dos pais. Os pais só querem seguir sua estrada de forma feliz e livre.

LAYS LUGÃO DE CARVALHO – 02/06/2020

     

 

Essa é Lays Lugão de Caravalho,com 87 anos , ela continua a desenvolver suas atividades, dirige por todo lado, caminha pela praia, pratica stand up paddle,mantém uma invejável vitalidade, adora cinema, está sempre se atualizando em diversos assuntos, além de participar de congressos e encontros sobre o envelhecimento.

( Ginástica Cerebral assista : https://www.youtube.com/watch?v=VHLcC1MpmDE&t=934s)

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.