Envelhecer

BELEZA MADURA-MARCIA BARRETO

 A REPRESENTATIVIDADE

QUE QUEREMOS VER

Já sabemos que o etarismo é uma forma real de preconceito e que acontece diariamente nos pensamentos, falas e ações da sociedade.
A exclusão das pessoas maduras possui fatores históricos devido a necessidade primária de força física para a sobrevivência ou até mesmo por questões relacionadas às evoluções da medicina.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até 2050, no Brasil esse contingente vai quase triplicar.
Atentos a este novo cenário, o mundo passa a se adaptar a uma feliz realidade. Sim, vivemos mais e melhor!
Se o potencial de consumo dos maduros é de R$ 1,6 tri ao ano (Sebrae) onde está a sua representatividade audiovisual (campanhas publicitárias, filmes, séries, novelas etc.)?

Gostaria de compartilhar como surgiu nossa ideia de combater a falta de representatividade das pessoas com mais de 50 anos nas comunicações.

Um pouco antes da pandemia, um amigo da minha sócia disse que tinha uma imensa dificuldade em achar imagens na internet que representassem seus pacientes mais velhos e com características brasileiras. Ele tem uma clínica odontológica na periferia de SP e nesta mesma época a Carol que é uma empreendedora e cadeirante ouvia a mesma reclamação e pedido de ajuda das empresas para quem faz consultoria e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com isso, surgiu a ideia de lançar um banco de imagens para apoiar as empresas a serem mais inclusivas em suas comunicações e a representarem o povo brasileiro ainda pouco representado. O UinStock – Banco de imagens da diversidade brasileira foi lançado em setembro de 2022 e faz parte do Grupo Talento Incluir a 15 anos trabalhando pela diversidade, equidade e inclusão.
Afinal, ações pontuais ou em datas comemorativas não significam representatividade!
Refletindo sobre isso, ouvindo pessoas e pesquisando descobri que os maduros são pouquíssimos representados, imaginem que em recente pesquisa a representação de pessoas maduras na propaganda chegou a apenas 7%, mesmo sendo 25% da população.

Também há o outro lado, quando converso com um maduro sempre surge aquela dúvida “Será que uma foto minha vai vender?” “Será que a minha imagem realmente serve para uma campanha?”
Digo que sim! Estamos muito acostumados a relacionar a beleza com a juventude. Isto é um viés inconsciente construído por décadas, mas estamos desconstruindo.
Quando convidei a minha mãe para uma sessão de fotos ela mesma me falou “Será? Estou velha para ser modelo”, mas ela topou.
Aqui é claro a questão da confiança, porque este mercado, como qualquer outro, possui pessoas e empresas mal-intencionadas.
Acredito que reproduzir as imagens de pessoas idosas para a publicidade e propaganda é uma forma de reparar a exclusão, mudar a percepção e valorizar as contribuições e habilidades desta importante parcela da população.

CRÉDITO REPRODUÇÃO

UinStock é uma plataforma para a produção e venda de imagens com foco em apoiar empresas a serem mais diversas e representativas. Então basta se cadastrar, incluir suas fotos de qualidade para atrair nossos clientes e quando vendidas a comissão vai para a conta informada durante o cadastro.Vejo uma rica oportunidade de dar visibilidade aos maduros, gerar renda extra, contribuir com as empresas e mudar a cara da publicidade e propaganda. Porque a longevidade é um fato e a beleza madura pode e deve ocupar espaços.
Convido vocês a conhecerem e cadastrarem suas fotos no UinStock (www.uinstock.net) que busca levar representatividade para as comunicações, gerando oportunidades de renda-extra a partir da venda de imagens.

Marcia Barreto

 

Marcia Barreto é a head das áreas de negócios da
UinStock e UinHub, empresas inovadoras do
Grupo Talento Incluir. Sua especialização inclui a
implantação de estratégias para canais digitais,
bem como a gestão de projetos e processos de
relacionamento com o cliente e produto.

Facebook: https://www.facebook.com/marcia.p.barreto

Instagram:http://@marciapereirabarreto

Fotos da Capa: Crédito UinStock/ Geralda Pereira/ Angel Produções

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: