Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

COMO CUIDAR DA ACNE DE FORMA NATURAL

COMO CUIDAR DA ACNE DE FORMA NATURAL
5 (100%) 6 votos

Se você está sofrendo com a acne, saiba que você não é o único! Trata-se de uma condição de pele que surge quando o sebo e as células de pele morta entopem os poros. A acne normalmente ocorre no rosto, nas costas, nos ombros, no pescoço e no peito, tendo diversas causas, incluindo os desequilíbrios hormonais, a produção de sebo e a hereditariedade. Existem diversas ações que podem ser tomadas para que você cure a acne de modo rápido e natural. Aprenda técnicas de cuidado da pele, melhore sua dieta e experimente alguns medicamentos de ervas.

 

CUIDAR DA PELE

 

  • Determine o tipo de acne que você possui. O tratamento dependerá bastante da gravidade da condição. Por mais que muitos casos sejam moderados, alguns desenvolvem nódulos ou cistos profundos que causam inchaço e cicatrizes, o que requer atenção médica. Os tipos mais comuns de acne são:

 

  • As espinhas, que ocorrem quando o excesso de sujeira ou óleo (sebo) fica preso sob a superfície da pele, formando uma massa branca e firme.

 

  • Os cravos, que ocorrem quando os poros se abrem, fazendo com que a sujeira e o óleo subam até a superfície da pele. A cor preta provém da oxidação causada pela reação do ar com a melanina presente no sebo.

 

  • As pústulas, que são lesões que se formam quando o excesso de sujeira e óleo fica preso sob a pele, causando inflamação, inchaço, irritação e vermelhidão, muitas vezes apresentando pus, um líquido amarelo composto por leucócitos (as hemoglobinas brancas) e bactérias mortas. Trata-se de uma resposta do organismo à inflamação ou infecção de um tecido.

 

  • Os nódulos, que são pústulas grandes e inflamadas profundas na pele.

 

  • Os cistos, que são pústulas dolorosas e repletas de pus que se formam nas camadas inferiores da pele e costumam originar cicatrizes.

 

 

Evite tocar em seu rosto. A sujeira e as bactérias presentes nas mãos podem entupir os poros e piorar a acne. Se está com a pele irritada, não coce o rosto: utilize um lenço umedecido sem óleo para remover o excesso de sujeira e aliviar a pele.

  • Não estoure as espinhas: você pode ficar com cicatrizes ou espalhar ainda mais as bactérias da acne.

Limpe-se com frequência. Lave a pele utilizando as pontas dos dedos ao acordar e antes de dormir. Lembre-se de enxaguar a pele com água morna após a limpeza. Duas limpezas no dia devem ser suficientes, abra uma exceção apenas para quando você transpirar em excesso

 

CUIDANDO DA SUA DIETA

 

 

Mantenha uma alimentação saudável. Evite as carnes que contêm hormônios e outras substâncias que possam prejudicar o equilíbrio hormonal de seu corpo e causar acne. Em vez disso, coma muitas fibras, frutas e vegetais, pois alimentos ricos em vitamina A, E, C e zinco reduzem a gravidade da acne através das propriedades anti-inflamatórias. Algumas fontes dessas vitaminas são:

Pimentão vermelho.
Couve.
Espinafre.
Folhas de amaranto.
Folhas de nabo.
Batata doce.
Abóbora.
Abóbora-cheirosa.
Manga.
Toranja.

 

Aumente o consumo de zinco. Diversos estudos descobriram que a ingestão de zinco pode ajudar a controlar a acne[17][18] por se tratar de um mineral com propriedades antioxidantes. O zinco protege as células do corpo dos danos causados por bactérias e vírus. É muito comum as pessoas apresentarem baixos níveis de zinco, o que pode ser compensado com uma dieta saudável e o consumo de um multivitamínico. As melhores fontes naturais de zinco são:

Camarão, caranguejo, marisco e ostra.
Carne vermelha.
Frango.
Queijo.
Feijão.
Semente de girassol.
Abóbora.
Tofu.
Missô.
Cogumelos.
Verduras cozidas.
As formas facilmente absorvidas do zinco incluem: picolinato de zinco, acetato de zinco, citrato de zinco, glicerato de zinco e monometionina de zinco. Caso você apresente irritação estomacal ao consumir o sulfato de zinco, experimente o citrato de zinco no lugar.

 

 

 

Consuma mais vitamina C. A vitamina C é capaz de acelerar a recuperação através do aumento da produção de colágeno, uma proteína importante no reparo do tecido cutâneo, das cartilagens, dos vasos sanguíneos e na cicatrização de feridas. É possível consumir entre duas e três doses de suplementos vitamina C por dia, totalizando 500 mg, ou consumir o necessário através de alimentos ricos no nutriente.[21] As boas fontes naturais de vitamina C são:

Pimentão vermelho ou verde.
Frutas cítricas como a toranja, a laranja e o limão.
Couve de Bruxelas, brócolis e espinafre.
Morango e framboesa.
Tomate.

 

 

DICAS

 

Os dermatologistas recomendam que cabelos oleosos sejam lavados regularmente. O óleo pode passar para a testa e para o rosto, causando surtos de acne.

Não aplique a maquiagem imediatamente após a limpeza de pele para não entupir os poros. Utilize apenas cosméticos sem óleo, tanto na pele quanto no cabelo.

Tome cuidado ao aplicar qualquer creme ao redor dos olhos para não esticar a pele delicada da região.

A dose diária recomendada de zinco para pacientes com acne é de 30 mg três vezes ao dia. Quando a acne for controlada, recomenda-se uma dose de manutenção diária de 10 mg a 30 mg.

O consumo prolongado de zinco pode reduzir os níveis de cobre no corpo, o que faz com que muitos profissionais recomendem suplementos que contenham ao menos 2 mg de cobre junto do zinco.

Como a vitamina E e o zinco são nutrientes necessários para a composição da vitamina A, eles também devem ser adicionados à sua dieta. A dose recomendada de vitamina E combinada com a vitamina A é de 400 UI a 800 UI.

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×