DIA DAS MÃES : O MELHOR PRESENTE É MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL- POR LUCIANA FLEURY

Celebrado no próximo domingo, 10 de maio, o Dia das Mães de 2020 será – e precisa ser – muito diferente dos encontros presenciais em família que marcaram a data até então. Como destaca Paulo de Oliveira Duarte, geriatra do Hospital das Clínicas da Universidade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, o distanciamento social, necessário para reduzir o contágio por Covid-19, deve ser mantido mesmo nesse dia festivo.

A regra vale para todo mundo, mesmo para quem cumpriu direitinho as recomendações de distanciamento social e já está há mais semanas em casa, sem sintomas, e vê familiares na mesma situação. É um erro achar que isso basta para poder realizar “só um almoço de família”. “É importante entender que o distanciamento social, por mais cuidados que se tome, não é perfeito. O risco de contágio existe em saídas essenciais, como idas ao supermercado e farmácias e alguém assintomático pode transmitir a doença para os demais”, reforça Duarte.

Para ele, manter o distanciamento social é “um ato de amor”. “Não vale o risco, um simples almoço pode significar ver parentes queridos gravemente enfermos e, ainda pior, com a possibilidade de não contar com um hospital que possa atender de forma satisfatória, pela alta taxa de ocupação de leitos de UTI”, afirma.

O ideal é buscar novas formas de comemoração em família, com o uso da tecnologia. Chamadas por vídeo, conversas em grupo em plataformas como Zoom (https://zoom.us/), Google Meet (https://meet.google.com/) entre outras, ajudam a diminuir a saudade e celebrar o Dia das Mães de forma segura. Vale usar a criatividade para tornar tudo especial, mesmo fisicamente distante.

Para essas e outras dicas, assista aos Boletins Aptare Coronavírus.
https://www.youtube.com/channel/UCfqtYAOMOOZNVnwZzxcvBdg

Luciana Fleury

Jornalista, Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem 31 anos de experiência profissional, tendo atuando em jornais diários, revistas especializadas, sites e na comunicação corporativa, com maior ênfase em temas como longevidade, educação e saúde.

Colaboradora da Dínamo Editora/ Revista Aptare

site: http://revistaaptare.com.br/

Face: https://www.facebook.com/RevistaAptare/

Instagram: https://www.instagram.com/revistaaptare

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.