CATFISH COMO SE PROTEGER DESSE GOLPE

CATFISH COMO SE PROTEGER DESSE GOLPE

A palavra “CATFISH” significa peixe-gato em tradução literal, esse termo é uma gíria em inglês usada para pessoas mal-intencionadas que criam um ou mais perfis falsos na Internet para enganar usuários emocionalmente e até financeiramente.
O catfishing é uma das modalidades do chamado também de GOLPE DO AMOR, que vem lesando diversas pessoas ao redor do mundo e principalmente no Brasil.
O golpe é o mesmo em qualquer lugar, os criminosos normalmente encontram suas vítimas online, em sites de namoro ou nas redes sociais.


Os golpistas criam perfis falsos e usam fotos de terceiros, uma dica é possível identificar se as fotos utilizadas por alguém nas redes sociais são verdadeiras pelo Google Imagens, basta salvar a foto e pesquisá-la.

Constroem afeição e confiança, até a primeira oportunidade de pedir favores em dinheiro.
Os apelos são sempre os mesmos, emergências médicas ou os custos de viagem para visitar a vítima, mas há outros, como cartões de presente e até transferência de empresas de remessa de valores.
Existe um estudo que revelaram que os golpes de amor ocorrem com mais frequência entre pessoas de 40 a 75 anos, mas qualquer um pode se tornar vítima, alertam os especialistas, pois, os criminosos são “mestres em manipular a emoção humana” e atacam suas vítimas quando elas estão mais vulneráveis.


Lembrando que, os golpes de relacionamentos afetivos existam há muito tempo, se tornando mais comuns, quando as pessoas passam mais tempo se socializando e encontrando pretendentes online e acredite o número de vítimas cresceu e o golpista tem muito mais oportunidades.”
Uma dica para identificar o golpista ele se apaixona ou passa a amar a vítima de maneira muito rápida, evita se encontrar pessoalmente com a vítima e pede favores em dinheiro e outro ponto comum é pedir, para que a vítimas saia do site de relacionamento para continuar a conversa em mensagens instantâneas.

 

A nossa seguidora Lourdes Ganzeli, Mentora em Inteligência Emocional e  Desenvolvimento  Pessoal e Criadora e Administradora do Grupo Relacionamento Afetivos, tem uma mensagem importante…

“A sociedade criou um estigma, uma marca social negativa para a pessoa que vive sozinha.
É como se ela fosse menos, menos competente, menos bonita, menos capaz de manter um relacionamento afetivo.
Esse é um dos motivos de tantas pessoas se sentirem carentes, presas numa solidão incômoda e desgastante.
Descubra nesse vídeo, em menos de 5 minutos, como neutralizar esses sentimentos. 

Dica Final: Desconfie, os criminosos que aplicam esse golpe usam estratégias de persuasão que podem mexer com questões emocionais para sensibilizar as vítimas, os criminosos poderão lhe abordar com estratégias iguais ou similares as descritas nesse artigo e olhe sempre as conversas da forma mais analítica possível e tão não ceda a pressões deste tipo.

Envelhecer com Estilo&50 Mais Aprendiz Digital

Eliminando Resistências e Focando em Resultados

 

Madis-Maria do Carmo

Empreendedora Digital 60+
Co- fundadora do Projeto Envelhecer com Estilo
Co-fundadora do Projeto 50 Mais Aprendiz Digital, uma plataforma de cursos , com parceira com o SEBRAE,
Co-fundadora do Projeto Podcast Momentos Madis60+

👉 Fale conosco: https://apptuts.bio/madis-maria-do-carmo-e-cunha
👉 Cartão Digital: https://card.digital/madisempreendedora60mais/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: