EnvelhecerEnvelhecer com Estilo éSaúde e bem estar

DÉCADA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

DÉCADA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

A Década do Envelhecimento Saudável nas Américas 2021-2030 foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020 como um compromisso de todos os países da região para promover a saúde e bem-estar de todas as pessoas idosas,.

A abordagem multissetorial desta década visa melhorar o acesso a serviços de saúde de qualidade, melhorar as condições de vida das pessoas idosas, reduzir o envelhecimento desigual e desenvolver um ambiente social seguro e amigável para as pessoas idosas, sendo importante que todos os governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos trabalhem juntos para garantindo as pessoas idosas ter uma vida saudável, ativa, produtiva e inclusiva.

É um momento para lembrar que o envelhecimento não deve ser visto como um fardo, mas como um tempo de novas possibilidades e descobertas.

A Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030) tem a missão de mudar como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento, para isso, temos quatro  áreas de ação visando promover o envelhecimento saudável e construir um mundo mais inclusivo.

Área de ação I: Mudar como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento

Área de ação II: Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas

Áreas de ação III: Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa

Áreas de ação IV: Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.

 

Madis-Membro do Movimento Ibero-Americano StopIdadismo

https://bit.ly/madiscartao

Fonte:  A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) acesse: https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo