Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

DICAS DE SAÚDE DO MÉDICO DE 105 ANOS SHIGEAKI HINOHARA

 

 

 

Para um médico especialista em longevidade, nenhuma apresentação de suas capacidades profissionais pode ser melhor do que sua própria vida – e esse é somente um dos atributos que classificam o médico japonês Shigeaki Hinohara como o mestre e a grande inspiração que foi.

Muitas pessoas passam a vida inteira tentando remédios intermináveis ​​para a vida eterna, quando todos sabemos que isso é praticamente impossível de se obter, mas o que não é impossível é viver por muito tempo e com boa saúde.

A primeira coisa que devemos fazer é mudar nossos hábitos diários, deixar de lado os vícios como cigarros, álcool ou qualquer substância nociva, tentar dormir oito horas por dia, comer coisas saudáveis e não esquecer a atividade física, pelo menos caminhar.

Por 105 anos Shigeaki Hinohara, médico japonês, transmitiu sua sabedoria para que as pessoas tenham uma longa e saudável através de algumas dicas para uma vida longa e cheia de saúde.

 

 

Foi em 18 de julho de 2017 que o médico mais velho do mundo morreu.

Shigeaki Hinohara tinha 105 anos e continuava exercendo a profissão.

Além de ter sido um grande profissional, o doutor também se destacou como escritor: publicou 150 livros e alguns deles se tornaram best-seller.

Alguns princípios do Dr. Shigeaki Hinohara: para que tenhamos uma vida mais feliz e saudável.

 

1. Suba escadas

Sempre que possível, evite os elevadores e escadas rolantes.

Fazer este exercício diariamente faz muito bem.

 

2. Não acredite em tudo o que o médico diz

 

Antes de se submeter a um tratamento, leia, pesquise e pergunte.
Você tem esse direito.

 

3. Compartilhe o seu conhecimento

 

Quando sabemos a verdade sobre alguma coisa, principalmente quando ela pode ajudar outras pessoas, precisamos compartilhar.

 

4. Não se aposente caso ame seu trabalho

 

Não precisa parar de colocar a mão na massa se você é feliz assim e ainda tem muita energia.

 

 

5. Planeje

 

O planejamento permite que possamos desfrutar tudo da melhor maneira e geralmente nos dá mais tempo para fazermos outras atividades.

 

6. Evite o excesso de peso

 

Procure alimentos leves, como salada, peixe e azeite.

Evite gorduras, frituras e comidas processadas.

O excesso de peso causa muitos problemas de saúde, então tome cuidado!

 

7. Durma, coma e descanse

 

A gente cobra muito isso das crianças, mas está na hora dos adultos também levarem a sério.

Qualidade de vida em primeiro lugar!

 

8. Não desperdice tempo

 

Trabalhe, estude, cuida da sua vida espiritual, faça exercícios, se relacione bem com as pessoas, descubra novos prazeres e seja muito feliz!

 

9. Tenha um bom modelo

 

Algumas pessoas têm como espelho um professor, o pai ou a mãe.

Espelhe-se em quem você admira.

 

 

10. Não se preocupe demais

 

O doutor Shigeaki Hinohara foi sequestrado quando tinha 59 anos e passou quatro dias em cativeiro num calor de 40 graus, algemado numa cadeira.

Ele sobreviveu, pois soube resistir a toda essa pressão.

Quer saber aonde ele quis chegar com esse exemplo?

Não adianta ficarmos ansiosos e nervosos, ainda que tudo pareça desmoronar.

A vida é cheia de desafios mesmo, e a gente tem que ter controle e buscar a paz interior, apesar de tudo.

 

11. Busque a cura além da ciência

 

A natureza e a arte são ótimas opções.

 

12. Cuidado com a obsessão pelo dinheiro

 

Isso é um veneno e afasta muita gente.

A vida, como todo mundo sabe, é passageira e ninguém vai levar nada depois que morrer.

 

13. Saiba distrair a dor

 

Se uma criança está com dor de dente e você começar a brincar com ela, a dor parece desaparecer.

O mesmo acontece com os adultos.

É um mistério, mas é funciona.

 

14. Procure se inspirar

 

Talvez um bom livro, poemas, uma pintura…

Não importa onde esteja sua fonte inspiradora, o importante é que você tenha motivação.

 

15. Coma direito

“Todo mundo que vive uma longa vida, independentemente de nacionalidade, raça ou gênero, dividem uma coisa em comum: ninguém é acima do peso.”

 

16. Não pegue atalhos

“Para permanecer saudável, sempre suba de escadas e carregue suas próprias coisas. Eu subo de dois em dois degraus, para exercitar meus músculos.”

 

17. Redescubra sua energia juvenil

“Energia vem de sentir-se bem, não de comer bem ou dormir muito. Todos nos lembramos quando éramos crianças e estávamos nos divertindo, como esquecíamos de comer ou dormir. Eu acredito que podemos manter essa atitude enquanto adultos. É melhor não cansar o corpo com regras demais como hora de comer e hora de dormir.”

 

18. Mantenha-se ocupado

“Sempre se planeje com antecedência. Minha agenda já está completa pelos próximos cinco anos, com palestras e meu trabalho usual, no hospital.”

 

19. Mantenha-se trabalhando

“Não há necessidade de se aposentar jamais, mas se for preciso, deve ser bem mais tarde do que aos 65 anos. Cinquenta anos atrás, haviam somente 125 japoneses com mais de 100 anos. Hoje, são mais de 36 mil.”

 

20. Siga contribuindo com a sociedade

“Depois de uma certa idade, devemos nos esforçar para contribuir com a sociedade. Desde os 65 anos que trabalho como voluntário. Eu ainda trabalho 18 horas, 7 dias por semana e amo cada minuto.”

“Divida o que você sabe. Eu dou 150 palestras por ano, algumas para 100 crianças do ensino médio, outras para 4.500 empresários. Eu normalmente falo por uma hora, uma hora e meia, de pé, para permanecer forte.”

 

 

21. Entenda o valor de diferentes disciplinas

“A ciência sozinha não consegue curar ou ajudar as pessoas. A ciência nos trata a todos como uma coisa só, mas as doenças são individuais. Cada pessoa é única, e as doenças estão conectadas com seus corações. Para entender as doenças e ajudar as pessoas, precisamos de artes livres e visuais, não somente de medicina.”

 

22. Siga seus instintos

“Ao contrário do que se imagine, os médicos não conseguem curar tudo e todos. Então pra que causar uma dor desnecessária com, por exemplo, uma cirurgia, em certos casos? Eu acho que a música e a terapia animal podem ajudar pessoas mais do que os médicos imaginam.”

 

23. Resista ao materialismo

“Não enlouqueça pelo acúmulo de coisas materiais. Lembre-se: você não sabe quando será sua vez, e nós não levaremos nada daqui.”

 

24. Tenha modelos de vida e inspirações

“Encontre alguém que te inspire para procurar ir ainda mais longe. Meu pai veio para os EUA estudar em 1900, foi um pioneiro e um dos meus heróis. Mais tarde encontrei outros guias de vida, e quando me sinto paralisado, me pergunto como eles lidariam com o problema.”

 

 

 

25. Não subestime o poder da diversão

“A dor é algo misterioso, e divertir-se é a melhor maneira de esquecê-la. Se uma criança está com dor de dentes e você começa a brincar com ela, ela imediatamente esquece a dor. Hospitais precisam oferecer as necessidades básicas dos pacientes: nós todos queremos nos divertir. No St. Luke’s [hospital que dirigiu e trabalhou até o fim da vida] nós temos música, terapia animal e aulas de arte.”

 

Essas dicas não só ajudarão você a prolongar sua vida, mas também a torná-la mais saudável. Compartilhe essas dicas fabulosas com seus amigos.

O que você acha deles? Você os colocaria em prática?

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.