LONGEVIDADE E SAÚDE- POR LILIAN TAVARES

 

Viver por mais tempo já não é o sonho de consumo pura e simplesmente, mas ter saúde e disposição para usufruir da vida enquanto você está nela.

Sim! Essa, no entanto, não é uma tarefa simples, exige empenho e dedicação. Há de se abrir mão de “certas delícias” da vida, como por exemplo um cardápio cheio de gostosuras pecaminosas, ou daquele pecado capital famoso, a preguiça, todos tropeços capazes de transformar nosso sonho em algo inalcançável.

 

Sabemos bem como é ir protelando dia após dia aquelas caminhadas diárias que poderão ajudar e muito, passo a passo, a nos aproximar de uma velhice com maior disposição, equilíbrio, melhor mobilidade, autonomia e vitalidade.

Envelhecer é um processo. É a soma do que você faz hoje que vai resultar em uma vida mais saudável quando você chegar lá adiante.

Sempre há tempo para tudo, reza o jargão popular, mas existe também outro que nos lembra que “não se deve deixar para amanhã aquilo que se pode fazer hoje”. Pois é…

Sabemos que na vida de quem está ativo, querendo dar conta de tudo ao mesmo tempo, não cabe preocupações excessivas com o futuro, sempre tão incerto; mas e se virarmos a chave mental e pensarmos que todas aquelas medidas podem nos ajudar a ficar bem também no presente? Aí todo o pacote pode soar mais fácil de incluir na nossa rotina, não é?

 

Além das questões físicas, outro fator fundamental é a saúde mental, que pode atrapalhar demasiadamente se você não souber dar a ela a devida importância. É aí que as relações sociais ganham um peso relevante, ajudando para que os sentimentos de solidão e abandono não se instalem feito hóspedes inconvenientes.

Estar engajado socialmente faz com que nos sintamos incluídos, participantes, e com isso continuemos encontrando sentido em nossas vidas.

Sendo esses aspectos relevantes para a velhice, você já pensou se seu comportamento atual é de quem almeja de fato um futuro longevo e saudável?

Vamos pensar mais sobre isso?

Lilian Tavares

 

 

Psicóloga e gerontóloga social,

Especializada em Saúde Mental atuante no serviço público e em consultório,

Idealizadora da Escutatória Terapêutica

@lilianpsisaudemental

www.escutatoriaterapeutica.com.br

contato: escutatoria@escutatoriaterapeutica.com.br

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.