Reclama porque tem que fazer comida ou porque as crianças incomodam, reclama porque está frio ou porque está calor, reclama porque o trânsito está caótico, que o marido é chato ou porque não tem marido, reclama que recebe muitas mensagens no WhatsApp ou que ninguém mais liga e blá, blá, blá.
Reclamar vai resolver a situação? É claro que não!
Reclamar é clamar novamente, é pedir mais daquilo que está nos aborrecendo. Logo devemos fugir deste mau hábito que está virando uma verdadeira epidemia nos dias atuais.
![]()
Quem reclama demais vira uma pessoa desagradável, pois vibra no mesmo padrão da irritabilidade e consequentemente atrai para si mais situações neste mesmo padrão, isso é física: Lei da Atração e Lei da Afinidade.
Estudos científicos tem comprovado que a raiva e a frustração geradas pelas reclamações fazem o organismo liberar mais cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.
O aumento do cortisol no organismo contribui para elevar a pressão arterial e o colesterol, ele também enfraquece o sistema imunológico e causa problemas de aprendizagem e memória.
Os efeitos do cortisol podem também contribuir para o aumento do risco de diabetes, doenças cardíacas e obesidade.
Portanto, em prol da nossa saúde física, mental e para evitarmos ganhar uns quilinhos a mais, vamos reclamar menos e agradecer mais tudo de bom e de belo que a vida tem nos proporcionado a cada dia.
Cristiane dos Santos -Life Coach e Terapeuta
Cristiane dos Santos, 50 anos, Life coach e Terapeuta
Eu costumo dizer que sou um ser em construção.
Trabalhei mais de 20 anos assessorando diretores e CEOs de uma multinacional e nas horas livres, vivia o meu plano B: auxiliar o indivíduo a descobrir a sua força interior, a realizar seus propósitos de vida e ir ao encontro de sua missão, nesse processo eu percebi que estava na hora de inverter os ponteiros do relógio, transformando o plano B em A e levando mais luz e paz à minha própria caminhada.
Formações:
– Administradora de Empresas,
– Life Coach,
– Analista Comportamental – ferramenta DISC,
– Master Practitioner em Programação Neurolinguística,
– Terapeuta Comunitária Integrativa,
– Terapeuta Corporal e
– Analista Junguiana em formação
crissantos@focointerior.com.br