SEXUALIDADE E LONGEVIDADE

SEXUALIDADE E LONGEVIDADE:A ESSÊNCIA DA MATURIDADE

Autor: Fabrício Oliveira

Entendemos que com o crescimento do número de pessoas acima dos sessenta anos, e com a expansão da longevidade, a preocupação com a qualidade de vida das pessoas idosas ganhou relevância nas últimas décadas. Isso porque, diante do processo inegável de envelhecimento populacional, surge a necessidade de se proporcionar às pessoas não somente uma sobrevida maior, mas, sobretudo, com melhor qualidade e, neste sentido, acreditamos que as vivências sexuais são experiências que muito contribuem para um agradável envelhecer.

Assim, ao mesmo tempo em que se espera uma velhice feliz e saudável, imagina-se que nesta fase da vida seja desnecessário, e até impensável, a possibilidade de práticas amorosas, contribuindo para que a própria pessoa idosa se perceba como alguém que precisa renunciar a seus desejos sexuais.

Revisitando anotações, percebi a fartura de narrativas que eu havia colhido ao longo desses anos de convivência com pessoas longevas, além de outros tantos relatos apanhados de pessoas idosas em palestras, congressos e cursos na área do envelhecimento.

Fiz uma minuciosa seleção para destacar aqueles mais representativos que possam passar uma ideia do que tem sido minha labuta nesses anos todos de atividade. Foram dias exaustivos, porém, gratificantes, porque representam um marco em meu percurso profissional.

Ao todo, elegi 27 histórias que falam sobre as vivências sexuais de pessoas idosas, as quais, ao contrário do que o senso comum propaga, revelam que o apetite pela vida não se esgota com o avançar da idade.

Todos os registros aqui apresentados tiveram o consentimento e a autorização das pessoas envolvidas e aqui retratadas por meio de pseudônimos.

Procurei ser fiel, narrar a riqueza de detalhes, recompondo os discursos de forma a constituírem-se em enredos significativos. A intenção maior é realçar o valor da mediação clínica-terapêutica enquanto facilitadora de vivências amorosas positivas na longevidade.

Partilhar essa possibilidade é para mim motivo de felicidade e satisfação, pois imagino que tal empenho poderá se desdobrar em inspiração para que outras pessoas longevas deem vazão a seus desejos e fantasias, despreocupados de julgamentos sociais e/ou familiares, e com autonomia para exercerem sua plenitude sexual até onde o corpo e a libido permitirem.

Finalmente, este livro pretende contribuir com a destruição de preconceitos e imagens negativas impostos às pessoas idosas, libertando-as para um viver mais alegre, onde elas se sintam motivadas a sair, dançar, rir, ousar no vestuário, maquiar-se, viajar, beijar e namorar muito. Por isso, o convite que faço a vocês é para refletir e se deliciarem nas surpreendentes histórias que compõem o presente texto: Sexualidade e Longevidade: A Essência da Maturidade.

Fabricio Oliveira

Psicólogo – CRP 13/6490;

Mestre em Gerontologia pela Universidad Europea del Atlántico

Presidente da Rede Social de Direitos Humanos para um Envelhecimento Ativo e Saudável – RSDHEAS no Brasil

Especialista em Atendimento a Pessoa  Idosa

Canal do you tube = https://bit.ly/fabriciocanalyout

E-mail: [email protected]

blog: fabriciopsihomecare.wordpress.com

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
%d blogueiros gostam disto: