ALZHEIMER EM TEMPOS DE COVID-19 -RENATA COSTA

 

Em tempos de distanciamento social, a rotina pode ficar ainda mais difícil para quem cuida de um familiar com Alzheimer ou outro tipo de demência. Vera Bifulco, psicóloga, especialista em gerontologia e mestre em cuidados Paliativos, lembra que a primeira angústia do cuidador pode ser em relação a como abordar o tema da pandemia com o familiar.

“Não se deve falar mais do que o necessário. Responda apenas aquilo que o familiar com Alzheimer perguntar”, diz, já que, dependendo do grau de evolução da doença, a ansiedade pode ser mais do cuidador do que próprio paciente.

 

 

 

Nesse período, sem as reuniões presenciais de grupos de familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer, a tecnologia pode ajudar a aliviar a solidão de quem exerce essa função. A ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), por exemplo, lançou um manual com orientações para cuidadores familiares, explicando sobre os possíveis sinais da    covid-19 em pessoas com demência e o que fazer durante o período de distanciamento social, como ouvir música, caminhar pela casa, fazer exercícios de alongamento e outros.

A Associação Alzheimer Portugal também lançou um guia que traz sugestões de atividades, desde cozinhar, ver fotos antigas, escrever histórias, montar quebra-cabeça, baixar jogos para celular e outros.

Outra dica para espantar a solidão de cuidadores é o aplicativo WhatsApp. O Estratégias do Alzheimer é um site que oferece alguns recursos para cuidadores, e também disponibiliza grupos de WhatsApp para um bate-papo de cuidadores, em que se pode tirar dúvidas e dividir angústias.

N

Para essas e outras dicas, assista ao Boletim Aptare Coronavírus.

 

Renata Costa

Jornalista pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela mesma instituição.

Colaboradora da Dínamo Editora/Revista Aptare

site: http://revistaaptare.com.br/

Face: https://www.facebook.com/RevistaAptare/

Instagram: https://www.instagram.com/revistaaptare

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.