Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

COMO O SEXO MELHORA FISICAMENTE A SUA SAÚDE?

COMO O SEXO MELHORA FISICAMENTE A SUA SAÚDE?
5 (100%) 13 votos

 

 

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define a sexualidade como um aspecto importante do ser humano durante toda a sua vida e não apenas na fase reprodutiva, englobando identidades e papéis de gênero, orientação, erotismo, prazer, intimidade e reprodução.

A sexualidade é expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relacionamentos, e é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais.

O sexo precisa ser visto como uma atividade física que pode proporcionar muitos benefícios à saúde. Porém, é importante saber que ele não se resume apenas ao ato sexual propriamente dito. É muito mais do que isso. Envolve carícias, afeto, respeito às individualidades e gostos do (a) parceiro (a).

Mas o que acontece durante o sexo? O cérebro é o maior responsável por todo o processo. Ele regula a produção de adrenalina, hormônio que faz aumentar a frequência dos batimentos cardíacos, e também manda produzir dopamina, que é o neurotransmissor associado aos desejos de uma forma geral, como a vontade de comer, de beber e de fazer sexo.

Os órgãos sexuais estimulados pelos hormônios produzidos começam a receber uma maior quantidade de sangue, e também os músculos de todo o corpo. Os pulmões precisam mandar mais oxigênio para as células. Assim, o número de inspirações sobe de 14 para 20 por minuto.

Com o maior bombeamento de sangue, a circulação periférica nos vasos mais próximos da pele se dilata, deixando a pele rosada e quente. Nessa hora, transpiramos. E o coração, estimulado pela adrenalina, dobra o número de batimentos, a fim de suprir os músculos do corpo com mais oxigênio.

 

 

 

 

 

Agora que você já sabe o que acontece com seu corpo durante o ato sexual e o orgasmo, confira os benefícios:

  • Aumenta seu sistema imunológico, evitando assim gripes e outras infecções;
  • Fortalece a circulação sanguínea e o músculo cardíaco, deixando seu coração mais resistente a infartos.
  • Queima calorias: pesquisadores canadenses provaram que 25 minutos de sexo gastam tanta caloria quanto uma caminhada leve.
  • Melhora a memória: uma pesquisa da Universidade de Maryland, Estados Unidos, constatou que o sexo pode transformar a pessoa em mais inteligente, com melhora da memória de longo prazo.
  • Diminui o estresse: Caem os níveis elevados de cortisol, hormônio que provoca o estresse e que podem acarretar muitos problemas de saúde, como altas taxas de açúcar no sangue, e aumento do peso. O sexo pode ser uma boa opção para reverter esse processo, pois as endorfinas liberadas durante a atividade sexual auxiliam a aliviar tensão e abandonar momentos negativos do dia.
  • Melhora o humor: na pesquisa feita no Brasil pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo ProSex, aponta que o sexo melhora o humor para 63% dos homens e 72% das mulheres.
  • A vida sexual ativa também pode aumentar a longevidade. O sexo aumenta a expectativa de vida das pessoas na medida em que oferece benefícios à saúde e promove a tonificação de vários músculos do corpo humano, como pélvis, abdômen, braços, pernas, coração e cérebro.
  • Melhora a ansiedade: o sexo funciona como um eficiente calmante. Durante o ato sexual, ocorre a liberação da oxitocina, um importante hormônio que ajuda a relaxar. A tranquilidade e a relação de segurança que se formam no ato sexual contribuem para reduzir a ansiedade.
  • Alivia as crises de enxaqueca: de acordo com o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. “Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor”.

E você ainda duvida que sexo seja ótimo para sua saúde? Então vamos praticar mais sexo com qualidade e ter uma vida muito melhor e mais divertida!

 

 

Leila Cristina Jorge

Bióloga, Terapeuta Sexual, Coach de relacionamentos, Life Coach, e estudiosa da sexualidade humana especialmente do idoso. Hipnoterapeuta Ericksoniana e Clássica (OMNI). Desenvolvi um método de tratamento com resultados excelentes para ajudar quem tem dificuldades de ereção, falta de libido, ejaculação precoce e outras disfunções sexuais.

email: contato@leilacristinalifecoach.com.br

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×