O QUE É AMADURECIMENTO?

O que é amadurecimento para você?

Felomenia Pinho

Em novembro/2022, eu lancei uma enquete no LinkedIn sobre o que era amadurecimento.

A maioria (79%) achou que faz parte da vida toda, outros (21%) acharam que era sinônimo de envelhecimento.

No dia-a-dia, observo que muita gente relaciona o amadurecimento com o envelhecer.

Mas, qual é o significado desta palavra?

Segundo o Dicionário On-line de Português, no sentido figurado, AMADURECER significa tornar-se experimente com o tempo.

No meu ponto de vista, amadurecer não está relacionado com a velhice e sim com condições biopsicossociais de cada ser humano. O ambiente pode ser um facilitador ou complicador para que a pessoa tenha um melhor desenvolvimento e siga adiante no processo de amadurecimento. Entretanto, para o aprimoramento do ser humano é necessário que a pessoa também se empenhe.

As práticas psicossomáticas, que integram corpo e mente, promovem uma maior consciência de si, oferecendo experiências corporais que ampliam o nosso conhecimento na relação com as outras pessoas e com o ambiente.

Eu aprendi muito sobre o meu ser enquanto fiz a formação como Educadora e Terapeuta Corporal. Nessas práticas, a pessoa é convidada a se aquietar para se observar.

Partimos do corpo físico e cada parte é detalhada. É um raio-x do corpo. Daí, fazemos movimentos e compartilhamos as experiências vividas. É uma possibilidade de estar no aqui e agora!

A pessoa fica atenta às sensações e às emoções para atualizar as percepções de si. É um caminho para o autoconhecimento, para o autorespeito, para exercer a responsabilidade de se cuidar ou buscar a ajuda necessária.

Cada situação vivida nos afeta e influencia. Mas nem sempre conseguimos perceber isso sozinhos. Daí, a importância de recebermos os cuidados de um(a) Terapeuta.

Sugiro aqui os cuidados dos Educadores Somáticos que podem auxiliar às pessoas que queiram investir em si, ampliando o seu amadurecimento biopsicossocial.

Você investe no seu processo de desenvolvimento e aprimoramento do seu ser no mundo?

Felomenia Pinho

🌸Eutonista pelo Instituto Brasileiro de Eutonia.

🌸Fonoaudióloga- CRFa 2-4982 (PUC/SP)-que atua desde 1988 e que integra diversas práticas que focam na valorização do autocuidado, potencializam a beleza natural e a comunicação oral no processo de envelhecimento saudável e ativo.

🌸Idealizadora e facilitadora do Somos Petalusas- 21 encontros para mulheres 40+, entre outubro/2015 e setembro/2017.

🌸Em agosto/2018, idealizou o Projeto Adultar que aborda a importância do autocuidado no processo de envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual e de quem cuida.

🌸Ativista nos movimentos para o envelhecimento saudável, ativo e inclusivo.

🌸Veja mais: https://apptuts.bio/felomenia-pinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: