QUANTO VALE UMA FOTO?

Quanto vale uma foto?

 Jadson Thomás

Desde a criação da câmera fotográfica, a fotografia passou por vários processos de adaptação e hoje a maior questão é a conscientização das pessoas ao criarem fotos, para serem impactantes, que transmitam uma boa história e vença essa barreira do tempo, afinal, uma foto não precisa ser apenas um registro, mas também uma mensagem a partir da sua visão.

Nos últimos tempos, com o avanço da tecnologia e a popularização da fotografia digital, nunca na história se fotografou tanto quanto nos dias de hoje.

Existem estudos que comprovam que 3 bilhões de fotos são feitas diariamente, deixo aqui uma pergunta:

Você já fotografou algo hoje? Mas será que no meio de tantas fotos, a nossa tem valor?

Vamos voltar um pouco e lembrar.

Sabe aquela história de comprar um filme de 36 poses e fazer durar uma férias, viagem, festa, etc?Isso, sem contar o tempo de espera da revelação, lembra?

Pois é, podemos dizer que o tempo moderno facilita a nossa relação com a fotografia digital, já que fica fácil tirar o celular do bolso e fazer um registro fotográfico.

Talvez por essa facilidade, muitas pessoas tenham perdido a sensibilidade de compor uma imagem, seja pela configuração do equipamento, direcionamento da luz, composição, momento de registro, como tantos outros detalhes que fazem a nossa imagem ser um verdadeiro UAL!

Ainda que possa afirmar que uma fotografia, por vezes, trabalha a vaidade, sabemos que ela é poderosa para fazer dinheiro, seja fotografando o nosso produto ou quem sabe fotografando para alguém, isso porque eleva a autoestima do fotografado, cria desejo de compra a partir de uma boa foto de produto, além de ser uma forma de se expressar artisticamente!

Mas para isso acontecer, temos que parar de simplesmente clicar e esperar que o equipamento faça tudo sozinho.

Vou te contar o caso dessa imagem:

Estava passeando na Av Paulista, uma das mais movimentadas de SP e por mais que tentasse fotografar o MASP, sempre tinha muitos carros passando, normal.

Então parei para observar e percebi o seguinte: No cruzamento que havia, bastava esperar o farol fechar, abrir o outro e assim dar o devido tempo para os carros pararem de cruzar a rua, os que ficavam mais na minha linha de visão passar e ter um respiro para fotografar sem poluição de muito mais carros na imagem.

Veja só, no lugar de ter uma foto comum ou quem sabe passar horas no processo de edição retirando carros no photoshop (software da ADOBE utilizado por profissional para edição de imagem), bastou observar e entender que se esperasse 3 minutos, conseguiria a foto muito mais interessante que simplesmente apontar e clicar.
Mas para isso acontecer, é preciso estar atento às coisas, saber esperar, criar a imagem, configurar o que precisa para depois clicar. A sorte pode contribuir para fazermos fotos espetaculares, mas tenho certeza que quanto mais a gente se prepara, menos sorte a gente precisa e mais oportunidade a gente cria.

E sabendo criar imagens mais belas e emocionantes de passeios para postar nas redes, naturalmente vai gerar o reconhecimento e o carinho de quem nos segue, que é realmente gratificante!
Por que assim passamos a desenvolver o nosso olhar fotográfico e nos expressar como artistas que somos!

Então, por mais que a gente comercialize nossas fotos ao fotografar nossos produtos para vendas, atuar na fotografia para atender a demanda de outras pessoas, é possível criar imagem de valor histórico – pessoal ou não, mas para isso precisamos primeiro entender quanto uma imagem pode valer seja para quem fotografa, quem é fotografado ou para quem observa.

A tecnologia está facilitando muitas coisas que ainda são mecânicas na fotografia. Se hoje é normal tirar uma câmera do bolso e fazer fotos, pode ser que no futuro seja direto de uma lente de contato ou outro dispositivo, mas o que a tecnologia não vai conseguir é transmitir é como você ver as coisas, mas precisa desenvolver!

A boa notícia para quem quer começar, é que muitos materiais encontramos nas redes sociais de forma gratuita, mas o problema é que essas informações estão soltas, como um quebra cabeça, quando não, tem muita propaganda ou enrolação de conteúdo, pois as pessoas querem o like e tempo de retenção do vídeo, por isso adquirir um curso online  Curso Fotografia com Celular para Empreendedores de Sucesso –  pode ser uma forma de encurtar esse processo de aprendizado e assim começar a criar imagens que valem muito mais!

JADSON THOMÁS

Formado em Administração de Empresas, com foco em linha de produção
pela Universidade Nove de Julho
Formado em Design, com foco em Produção Multimídia pela Faculdade Impacta Tecnologia,
META: SOLUCIONAR PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL DE EMPRESAS & EMPREENDEDORES.
CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS
FOTOGRAFIA PARA PRODUTOS
AUTOR DO CURSO DE FOTOGRAFIA COM CELULAR PARA EMPREENDEDORES DE SUCESSO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: