Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

COMO ENVELHECER COM SAÚDE E HÁBITOS SAUDÁVEIS

COMO ENVELHECER COM SAÚDE E HÁBITOS SAUDÁVEIS
4.9 (97.78%) 9 votos

COMO ENVELHECER COM SAÚDE E APRENDER

HÁBITOS SAUDÁVEIS DURANTE TODA A VIDA

 

No início do século XX, envelhecer era para poucos. A expectativa de vida girava em torno dos 40 anos, e chegar perto dessa idade significava ter pouco tempo e qualidade de vida. Com o avanço da ciência, medicina, tecnologia e adoção de medidas públicas de saneamento básico, saúde e controle de doenças, a expectativa de vida mais do que dobrou no século XXI.

Um envelhecimento saudável está diretamente ligado à prevenção, ou seja, é o resultado de uma vida que aliou bons hábitos, alimentação equilibrada, prática de exercícios e controle de saúde nos consultórios médicos. Esses cuidados impõem não somente uma boa condição física e mental, como também propicia a inclusão social, transformando a imagem do idoso na nossa sociedade.

A expectativa de vida do brasileiro é de 75,5 anos, como aponta uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada em 2016. Isso significa que você tem grandes chances de ter uma velhice longa e, por isso, deve começar a se cuidar desde agora, se quiser envelhecer com saúde.

A partir dos 50 anos, o corpo passa por muitas transformações e as doenças relacionadas à idade começam a aparecer justamente nessa fase. Mas, velhice não é sinônimo de doenças e nem de inutilidade, muito pelo contrário. Muitas pessoas empreenderam e até mesmo se tornaram modelo já na terceira idade.

No entanto, essas pessoas cultivaram bons hábitos durante toda a sua vida e conseguiram envelhecer com saúde. Se você também quer ser um idoso feliz e produtivo, continue a leitura, porque falaremos sobre como atingir seu objetivo.

 

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE

 

A prática regular de exercícios é uma excelente forma de envelhecer com saúde e manter a disposição diária. Isso porque o sedentarismo aumenta os riscos de doença cardíaca, além de contribuir para dores nas articulações.

Se você não gosta de academia ou musculação, pode fazer atividades leves ao ar livre, como caminhada, corrida e andar de bicicleta.

 

MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

 

A alimentação influencia diretamente em nossa saúde e isso não é segredo para ninguém. Portanto, envelhecer com saúde significa comer bem, mas estamos falando em comer com qualidade e não em quantidade. Tenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e dê preferência aos alimentos integrais e orgânicos.

 

 

DURMA PELO MENOS O MÍNIMO NECESSÁRIO

 

 

Se você não dorme o suficiente, pode ter sua concentração e raciocínio prejudicados, ganhar peso e ainda adquirir problemas de saúde. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas por dia, mas, com a idade, essa quantidade de horas acaba sendo menor. Talvez você não consiga dormir tanto por causa do trabalho, estudos e família, mas, pelo menos, preze pela qualidade do sono.

 

PLANEJE SUAS FINANÇAS

 

 

Quando você envelhecer, mesmo que seja uma pessoa saudável, você vai precisar ir ao médico de vez em quando e comprar remédios. Além disso, a velhice é a etapa da vida na qual você mais precisa de conforto — e isso exige grana. Então, comece a poupar desde agora, para que você tenha economias no futuro que possam lhe proporcionar conforto e segurança.

 

EXERCITE A MEMÓRIA

 

 

À medida que a idade avança e o corpo envelhece, a memória de uma pessoa tende a ficar mais fraca e imprecisa, o que pode, por vezes, impedir a realização de tarefas simples do dia a dia. É aconselhável que idosos leiam com regularidade, tenham vários passatempos ativos, façam palavras cruzadas ou outros jogos desafiadores para que a mente esteja constantemente ocupada e produtiva.

 

ABANDONE OS VÍCIOS DESTRUTIVOS

 

Não há nada demais em beber aquela cerveja gelada no final de semana ou um vinho no jantar, mas não exagere. O consumo exagerado de álcool e o hábito de fumar prejudicam a saúde ao longo dos anos, e inclusive causam o envelhecimento precoce.

Então, se você quer ter uma vida longa e saudável, deve eliminar o tabaco de sua vida e consumir bebidas alcoólicas moderadamente.

 

EXERCITE SEU CÉREBRO PARA ENVELHECER COM SAÚDE

 

 

O cérebro também deve ser exercitado, pois, como nosso corpo, ele também envelhece e, por isso, precisa ser estimulado. Para manter sua mente ativa, você pode jogar xadrez, resolver palavras cruzadas, assistir filmes e criar o hábito de ler frequentemente.

Esses hábitos podem evitar males como o Alzheimer, por exemplo, que é uma doença relacionada à idade, e ter uma mente ativa pode adiar a doença.

 

 

VISITE SEU MÉDICO REGULARMENTE

 

 

Os check-ups podem prevenir surpresas. Prestar atenção em sinais como falta de ar, dor de cabeça e mudanças na pele do rosto e outras partes do corpo que ficam expostas ao sol são formas de prevenir quadros mais graves, ou adiantar o tratamento antes de qualquer evolução de doença.

 

 

TENHA UMA VIDA SOCIAL ATIVA

 

Trocar experiências, ideias e compartilhar atividades com pessoas de mesma ou de idades diferentes faz com que o idoso não se sinta isolado, para que ele tenha mais autonomia e prazer nas relações interpessoais, além de evitar quadros de ansiedade e depressão.

 

VIVA UMA VIDA CONFORTÁVEL

 

 

Prezar pelo conforto também é essencial para envelhecer com saúde; por isso, não economize nesse item. Afinal de contas, não é para isso que você trabalha tanto? Invista em uma boa casa, um bom carro, boas roupas e bons sapatos, tudo para que você chegue à velhice com toda a disposição de um jovem de 20 anos.

Envelhecer com saúde é algo que todos almejam. A boa notícia é que, seguindo algumas dicas e adotando alguns hábitos essenciais, isso é facilmente alcançável. Vale a pena investir agora, para poder colher os frutos mais tarde!

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×