Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

AMIGOS SE UNEM E CONSTROEM VILA PARA VIVEREM A VELHICE JUNTOS

 

 

Quatro casais amigos há mais de 20 anos decidiram se unir e construir uma pequena vila,

para viverem uns ao lado dos outros e, assim, envelhecerem juntos.

 

 

Cada casa custou cerca de 40 mil dólares e o interior é todo feito de madeira, com 32 metros quadrados

Uma decisão que envolve todos os aspectos de qualidade de vida, quer nas relações com a natureza, quer nas relações humanas. É o envelhecimento com dignidade.

Esses quatros casais melhores amigos decidiram se manter juntos até a velhice. Decidiram então construir uma vila sustentável, num lugar chamado Llano Exit Strategy, com quatro pequenas cabanas de frente para o rio Llano, no Texas, EUA. Cada casa custou cerca de 40 mil dólares  (R$ 160.000,00 ) e todas foram projetadas pelo arquiteto Matt Garcia.

As construções privilegiam o design com conforto e o interior é todo feito de madeira. Os telhados coletam água da chuva em barris, que conseguem encher quase 19 mil litros de água. “É um lugar mágico, mas é árido. Estamos fazendo o que podemos para reservar água para árvores nativas e gramíneas”, disse um dos amigos, Fred Zipp. As paredes reflexivas impedem a entrada de calor nos dias quentes de verão, para evitar o uso de aparelhos refrigeradores”.

Na frente das casas, foi construído um espaço maior, de cerca de 160 m2, com a cozinha comunitária, sala de jantar, onde todos se reúnem para fazer as refeições, sala de estar e acomodação para quando recebem visitas.

 

“É como se a Disney tivesse mudado para cá. Nós temos viados, coelhos e vários tipos de aves. Quanto mais tempo passamos aqui, mais animais encontramos”, disse um outro morador.

A busca por viver de forma comunitária vem definindo um indicador que nos leva a concluir que o individualismo em altos prédios já nos incomoda. As pessoas estão buscando formas de morar, quase sempre entre, junto ou próximo a recursos naturais. Outro bom indicador, desta vez de sustentabilidade que vale dizer de qualidade de vida. São fatos que revelam o que muda na sociedade com uma população que envelhece. Aprender é uma constante na vida, o convívio é um importante fator de aprendizado.

 

 

 Todas as fotos © Alexander Stross

E Você já  pensou em envelhecer ao lado de grandes amigos em uma vizinhança de casas confortáveis?

Você toparia viver em uma dessas?

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.