REALIDADE AUMENTADA-POR ANNA REZENDE

REALIDADE AUMENTADA

Finalizei um projeto de realidade Aumentada no curso ministrado por um excelente professor @andersongonçalves, na Fábrica de Cultura de Diadema, e gostaria de compartilhar o processo uma vez que se fala muito da RA mas pouco do processo criativo e produção.

Minha pesquisa POS DOC na FAU USP tem como foco o uso das cores como linguagem e agora estou no início de um projeto de Design Urbano, com o uso da cor em espaços públicos (nesse caso periferia de Diadema) com a tese que a RA pode ser usada como ferramenta de alavancagem de investimento nessas ações de renovação urbana) por isso participei desse curso e do projeto espetáculo. Compartilho com vocês abaixo o processo que teve inicio em Abril de 2021 e finalizou em Novembro de 2021, como uma dedicação de , pelo menos, duas noites e finais de semana (dado que “além de dar aula, eu trabalho!” – brincadeira que quem é professor vai entender).

O processo :

 

 

1.Seleção do espaço a fazer a intervenção, foi escolhida uma parede vidros,sendo ao todo 504 vidros de 30x30cm cada

 

 

 

 

 

 

2.Desenvolvimento do projeto cromático

 

 

 

 

 

 

 

  1. Elaboração da animação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3B. Pintura manual dos vidros

 

 

 

 

 

 

 

3C. QRcode: animação do 3D, também no Blender 4. geração do QRcode em plataforma (free) – no caso usei 2 mywebar e XR+ que dispensa baixar um app;

 

Resultados:

O espaço físico ficou completamente transformado, mágico! De fato, mais uma vez confirmo que as cores transformam o ambiente e conferem identidade a ele:

                 

 

Da RA aumentada: como minha ideia era dar movimento às cores – seguindo a teoria de Kandinsky “cada cor tem seu próprio movimento, de expansão ou de contração”; a RA aumentada permitiu isso conferindo animação àquilo que é estático (magico)!

 

Sem contar a interação com o público! Não tem quem não se encante e fique “horas” envolvido com aquela outra realidade.

 

Não se esqueçam que as cores são representação de sua identidade, pois elas são subjetivas e quando associadas umas com as outras mudam suas mensagens, portanto, saber dessas representações ou associações de ideias é uma poderosa ferramenta de comunicação. Mas isso fica para um próximo artigo. Ponha cor em sua vida e veja a mudança no seu dia-a dia.

Anna Amaral Rezende

 

Arquiteta/Designer/ Especialista em cor / professora e palestrante

https://www.linkedin.com/in/anarezende/

Instagram: anarezendeg /

www.anarezende.site

facebook: Anna Rezende Galeotti

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: