Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

HIRSUTISMO: EXCESSO DE PELOS NO CORPO FEMININO

HIRSUTISMO: EXCESSO DE PELOS NO CORPO FEMININO
5 (100%) 8 votos

O excesso de pelos no corpo é um incômodo para muitas mulheres. A explicação pode estar na genética ou em algum problema hormonal. O hirsutismo é um distúrbio conhecido pelo surgimento de excesso de pelos em mulheres em áreas mais comuns a homens: rosto, no peito e nas costas, por exemplo. O efeito é causado por altos níveis de hormônios masculinos, chamados androgênios. Este problema afeta entre 5 e 10% das mulheres em idade reprodutiva e sua principal origem é a Síndrome de Ovário Policístico.

 

Entenda o que é o hirsutismo nas mulheres

 

 

O hirsutismo é definido como excessivo crescimento de pelos com padrão masculino em uma mulher. “A testosterona é o androgênio mais importante e níveis altos são comuns em homens, sendo assim, as mulheres normalmente têm níveis muito mais baixos”, diz a profissional. Ainda de acordo com a médica, o hirsutismo pode ser o sinal inicial e talvez único de excesso de hormônios masculinos, cujas manifestações cutâneas também podem incluir acne e calvície de padrão masculino

Você sabia que o hirsutismo (também conhecido como pelo excessivo em áreas incomuns) afeta cerca de 5 a 10% das mulheres de todas as idades?

Como é possível contornar e tratar essa condição?

 

 

O tratamento depende do que está causando o hirsutismo em cada paciente e a gravidade dos sintomas. Os possíveis tratamentos incluem:

– Perder peso de forma regular e sob orientação: Para mulheres que estão com sobrepeso ou obesidade, perder peso pode reduzir os níveis de androgênios e melhorar os efeitos no corpo: “Perder apenas 5% do seu peso corporal pode ajudar muito”, diz a profissional.

– Pílulas anticoncepcionais: “Estes são o tratamento mais comum. Eles baixam os níveis de androgênios, regulam o ciclo, melhorando os sinais de pele como pelos e acne, mas não tratam a causa. São um controle de sintomas”, explica a ginecologista.

– Medicamentos chamados anti-andrógenos, que reduzem os níveis de androgênios.

– Medidas estéticas: fazem parte do arsenal de tratamento para remover pelos extras ou dificultar a visualização, como barbear ou depilar, clareamento de pelos ou depilação a laser.

Embora a pinça e a depilação possam parecer as únicas soluções para esse problema, você não precisa necessariamente recorrer a esses métodos dolorosos e agressivos, especialmente quando opções indolores e naturais são encontradas em sua cozinha. Aqui está uma lista de alguns dos remédios mais eficazes para a remoção de pelos faciais.

1. Farinha de feijão-mungo e água de rosas

remédio caseiro para remover pelo facial

 

Você precisará de:

 2 colheres de sopa de farinha de feijão-mungo
 1-2 colheres de sopa de água de rosas
 1 colher de sopa de suco de limão

 

Preparo: Misture a farinha de feijão-mungo e a água de rosas em uma tigela até formar uma pasta. Adicione o suco de limão e misture os ingredientes novamente.

 

Como usar: Aplique a pasta nas áreas afetadas de sua pele, deixando agir por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que esteja completamente seca, então esfregue a máscara com os dedos. Repita entre 3 a 4 vezes por semana.

 

Por que funciona: A farinha de feijão-mungo tem excelentes propriedades esfoliantes e, quando combinada com água de rosas, ajuda a inibir o crescimento do pelo. Essa mistura pode ser usada em todos os tipos de pele.

 

2. Cebola e manjericão

 

remédio caseiro para remover pelo facial

Você precisará de:

 

– 2 cebolas médias
– 10-12 folhas de manjericão

 

Preparo: Separe as membranas finas e transparentes da casca entre as camadas de uma cebola e amasse junto com folhas de manjericão para fazer uma pasta.

 

Como usar: Aplique a pasta onde houver pelos indesejáveis, deixando descansar por cerca de 20 a 25 minutos. Lave-a com água morna e repita 3 a 4 vezes por semana durante um a dois meses.

 

Por que funciona: A cebola é benéfica porque facilita o crescimento do pelo, mas, quando usada com manjericão, causa o efeito inverso, ajudando você a se livrar de pelos faciais indesejados. Este tratamento pode ser usado em todos os tipos de pele.

3. Óleo de lavanda e óleo de melaleuca

remédio caseiro para remover pelo facial

 

Você precisará de:

 

– 1 colher de chá de óleo de lavanda
– 4-6 gotas de óleo de melaleuca

 

Preparo: Combine os dois óleos em uma tigela e misture-os.

 

Como usar: Aplique a mistura em pelos faciais indesejados usando um pedaço de algodão. Repita por 2-3 vezes ao dia por três meses.

 

Por que funciona: O óleo de lavanda e de melaleuca tem propriedades antiandrógenas que ajudam na remoção de pelos indesejáveis. É adequado para tipos de pele oleosa e com tendência à acne.

 

4. Açúcar e mel

remédio caseiro para remover pelo facial

 

 

O que você precisa:

– 1 colher de sopa de mel
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de sopa de água

 

Preparo: Coloque o açúcar em uma tigela e adicione o mel e a água. Coloque no micro-ondas por cerca de 30 segundos até que o açúcar se dissolva e se misture com os líquidos.

 

Como usar: Aplique a pasta nas áreas de pelos indesejados. Em seguida, coloque uma tira de pano sobre a mistura, deixando-a esfriar por alguns segundos. Em seguida, aplique no rosto e puxe a tira na direção oposta do pelo. Repita quantas vezes precisar.

 

Por que funciona: Esta máscara remove instantaneamente todos os pelos indesejados e esfolia as células mortas da pele. Também é adequada para todos os tipos de pele.

5. Banana e farinha de aveia

remédio caseiro para remover pelo facial

 

Você precisará de:

 

– 2 colheres de sopa de farinha de aveia
– 1 banana madura

Preparo: Amasse uma banana para fazer uma pasta. Em seguida, misture a farinha de aveia e a banana amassada em uma tigela.

 

Como usar: Aplique uma quantidade generosa da pasta nas áreas necessárias e esfregue-a em movimentos circulares. Deixe a pasta descansar por 15 a 20 minutos e depois lave com água fria. Repita por uma a duas vezes por semana.

 

Por que funciona: A farinha de aveia tem uma textura granulada, tornando-se um bom agente esfoliante para a pele. Também é adequado para todos os tipos de pele.

 

6. Gelatina e leite

remédio caseiro para remover pelo facial

 

Você precisará de:

 

– 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
– 3 colheres de sopa de leite integral
– Algumas gotas de suco de limão

 

Preparo: Misture a gelatina com o leite e o suco de limão em uma tigela e aqueça a mistura no micro-ondas por 15 a 20 segundos.

 

Como usar: Após remover a mistura do micro-ondas, deixe esfriar e aplique diretamente no rosto. Deixe a máscara agir por 5 minutos antes de retirá-la com os dedos. Repita quantas vezes for necessário.

 

Por que funciona: A máscara é pegajosa e remove instantaneamente todos os pelos indesejáveis. Também pode ajudá-lo a se livrar de cravos e células mortas da pele. Pode ser usado em todos os tipos de pele, exceto peles sensíveis e com tendência à acne.

 

7. Ovo e amido de milho

remédio caseiro para remover pelo facial

 

Você precisará de:

 

– 1 ovo
– 1/2 colher de sopa de amido de milho
– 1 colher de sopa de açúcar

 

Preparo: Coloque somente a clara em uma tigela. Em seguida, adicione o açúcar e o amido de milho, mexendo bem os ingredientes para formar uma pasta lisa.

 

Como usar: Aplique a pasta no rosto, deixando secar por 20 a 25 minutos. Quando estiver completamente seca, puxe com os dedos até que saia completamente. Repita 2 a 3 vezes por semana.

 

Por que funciona: As claras de ovo grudam fortemente nos pelos faciais, removendo-os perfeitamente. Esta receita é adequada para todos os tipos de pele, exceto pele sensível e com tendência à acne.

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×