Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

MENOPAUSA – OS MELHORES ALIMENTOS PARA ESSA FASE

MENOPAUSA – OS MELHORES ALIMENTOS PARA ESSA FASE
5 (100%) 8 votos

OS SINTOMAS PODEM SER MELHORES, COM O USO DA ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS.

 

 

A menopausa, que costuma ocorrer com mulheres entre os quarenta e cinco e cinquenta e cinco anos, tem algumas características bastante próprias (e muito conhecidas): quem nunca teve uma conhecida que, ao final do seu potencial fértil, não ganhou um bocado de peso, sofreu de calores intensos, teve lapsos de memória ou dores de cabeça fortíssimas?

A menopausa pode causar, além de tudo isso, insônia, depressão, ansiedade e uma série de problemas que, embora nem sempre tão severos, derrubam a qualidade de vida.

Com o desequilíbrio na produção de progesterona e estrogênio, o corpo fica bastante “confuso” – daí vem as alterações de humor, as variações de peso e afins.

É importante, nesse momento, buscar um médico e estar sempre atenta aos resultados dos exames: algumas mulheres, por exemplo, precisam fazer tratamentos hormonais durante a menopausa.

Durante esta fase (e durante toda a vida, na verdade), pede-se também para que as mulheres tomem conta da dieta e continuem a praticar atividades físicas.

Se você chegou aqui, é porque está buscando maneiras de abrandar os efeitos da menopausa. Abaixo, preparamos uma lista com diversos alimentos que podem ajudá-la nesta tarefa.

alimentos pra menopausa

 

A menopausa costuma ocorrer a partir dos quarenta e cinco anos anos e possui sintomas bastante incômodos.

Alimentos que melhoram os sintomas da menopausa

 

Como já dissemos, mas acreditamos ser importante salientar: alimentação ajuda, mas é preciso comprometer-se a praticar atividades benéficas ao corpo e ao espírito.

Além de se exercitar constantemente, evitar hábitos prejudiciais – como fumar, usar remédios sem indicação médica, beber demais ou dormir pouco -, tomar sol diariamente e respeitar os limites de seu corpo são boas maneiras de driblar os sintomas da menopausa.

Para manter uma boa alimentação, por sua vez, vale a pena investir nos alimentos abaixo:

Soja

 

Embora esteja cercada também de uma série de controvérsias, a soja é um alimento rico em nutrientes e pode ajudar na reposição hormonal. É possível consumir a proteína texturizada ou os grãos de soja, em saladas ou pratos mais elaborados. Existem diversas receitas na internet que podem ajudá-la a diversificar o seu paladar – e este é um bom momento, aliás, para testar os sabores vegetarianos e veganos do mundo;

 

alimentos pra menopausa

 

Leite e derivados

 

Durante a menopausa, é comum que haja enfraquecimento dos ossos. Para prevenir a osteoporose e demais problemas, invista em fontes de cálcio como o leite e o queijo. Não é difícil colocar estes alimentos na dieta, num geral, uma vez que são bastante práticos e podem ser inseridos em diversas receitas;

 

Legumes, verduras e frutas frescas

 

Dê preferência às folhas verdes, como o brócolis e o espinafre, que possuem nutrientes excepcionais para o bom funcionamento do corpo e são boas fontes de proteína. Dê preferência aos alimentos crus;

alimentos pra menopausa

 

Prefira vegetais com folhas escuras e dê preferência a alimentos crus para melhorar os sintomas da menopausa.

 

Alimentos ricos em Ômega 3

 

Peixes como o salmão e a sardinha são ricos em ômega 3, que controla os níveis de colesterol, auxilia na prevenção de doenças cardíacas e muito mais. Caso prefira, existe a possibilidade de tomar suplemento de Ômega 3. Converse com o seu médico sobre isso;

 

Castanhas, nozes e amêndoas

 

Por fornecerem vitamina E, estes alimentos auxiliam no controle das ondas de calor típicas da menopausa, promovendo mais bem estar e tranquilidade. Além de tudo, são deliciosos e são um complemento à dieta;

alimentos pra menopausa

Chocolate

 

Sim! Mas não qualquer chocolate: é preciso que a iguaria tenha pelo menos 70% de cacau em sua composição. Por conter triptofano, que oferece sensação de felicidade e promove bem estar, o chocolate é excepcional para conter a angústia, a ansiedade e a depressão que podem vir deste momento de desequilíbrio hormonal;

 

 

Ovos

 

Práticos, baratos e saborosos, os ovos podem ser feitos de diversas formas (e se você está pensando em turbinar a sua alimentação, dê uma olhadinha nas nossas sugestões de café da manhã Low Carb!);

Azeite de oliva extra-virgem

 

Além de ser excelente para temperar saladas e dar mais sabor aos pratos, o azeite de oliva é rico em “gorduras boas”.

Para preparar um cardápio com todos os nutrientes necessários, não se esqueça de conversar com um médico responsável. Com a ajuda dele, você poderá equilibrar a sua dieta, melhorar os sintomas da menopausa e usufruir de uma série de melhorias.

Caso esteja pensando em mudar de estilo vida: que tal conhecer a Low Carb? Em nossos artigos, falamos um pouco sobre essa dieta, sobre as suas características e damos algumas dicas sobre como começar a investir nela. Dê uma olhadinha   aqui!

 

Entenda que uma fase de mudança, e para isso tem que agir de modo que os sintomas sejam o mais naturais possível. Conheça o curso sobre Menopausa, e veja o vídeo clicando no botão abaixo.

 

 

 

Gostou do artigo? Não esqueça  de deixar o seu comentário, e compartilhar nas redes sociais com os seus amigos!!!

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

×