OFTALMOGERIATRIA-POR MADIS

A visão após os 60 anos, envelhecendo com boa visão.

Nesta entrevista da Revista Aptare  com a Dra. Marcela Cypel, Oftalmologista, fala sobre “ Como identificar alterações visuais nos Idosos – “Insights” sobre Oftalmogeriatria e foi exatamente esse termo que me chamou a atenção.

O que é a Oftalmogeriatria?

De acordo com o IBGE o Brasil tem hoje 52 milhões de brasileiros com mais de 50 anos e em 2030 serão 73 milhões e as estimativas são de que o Brasil terá a sexta maior concentração de idosos do mundo e a faixa etária acima dos 60 anos corresponderá a uma parcela cada vez maior da população.

Seremos mais ativos fisicamente e mentalmente, usaremos mais dispositivos eletrônicos pessoais, viajaremos mais e essas demandas obviamente necessitarão de uma visão aguçada.

 

 

A Oftalmogeriatria vêm ganhando espaço, mostrando a importância que a qualidade da visão representa na autonomia durante a velhice,pois a piora visual aumenta o risco de queda, de depressão e aumentando a dependência social.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia preconiza que, após os 60 anos, exames oftalmológicos regulares anuais devem ser realizados nos idosos com olhos saudáveis pois a presença de doenças oftalmológicas esses intervalos podem ser encurtados.

 Trabalhos científicos com populações idosas e longevas mostram como os olhos de idosos sexagenários são diferentes de olhos de idosos octogenários, que também são diferentes de olhos nonagenários, que por sua vez são diferentes de olhos de idosos centenários. Cada um tem suas peculiaridades e prevalência de doenças, explica Dra. Marcela Cypel


*Doutora em Ciências Visuais pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); médica oftalmologista voluntária do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP e colaboradora afiliada do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso (PADI/UNIFESP); médica associada à Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)

Leia Mais: http://revistaaptare.com.br/2018/05/27/como-identificar-alteracoes-visuais-nos-idosos-insights-sobre-oftalmogeriatria/

Fonte: http://revistaaptare.com.br/

REVISTA APTARE
Revista Aptare, traz informação de qualidade sobre geriatria e gerontologia na forma de entrevistas, reportagens e artigos médicos para profissionais das mais diversas especialidades, profissionais de saúde interessados em envelhecimento e longevidade.

 

 

 

 

 

Maria do Carmo-Madis

Repórter- Cidadã 60 +

Administradora do Grupo Envelhecer com Estilo

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.