REGRAS DA DISCIPLINA-POR PAULO RICARDO

SETE REGRAS DA DISCIPLINA

David Goggins é considerado um dos homens mais resistentes do mundo.
Flávio Augusto conseguiu seu primeiro milhão aos 23 anos de idade.
Chico Xavier escreveu em vida mais de 450 livros.

Há pessoas que conquistam habilidades incríveis e se destacam da maioria. Mas qual será o segredo?

Foco? Determinação? Força de vontade? Auto Motivação? Fé? Todos essas qualidades ajudam a alcançar um objetivo, mas há uma que é a soberana.

“A disciplina é a raiz de todas as qualidades!” Essa frase marcante do Ex-Seal Joko Wiling  é a pura verdade. Todas as pessoas bem sucedidas são disciplinadas.

Mas por que é tão difícil ser disciplinado? Porque há um esforço implícito para se adquirir qualquer qualidade. Se você quiser ser forte, será necessário anos de suor, dedicação e sofrimento para atingir o seu objetivo. Se você quiser tocar com maestria um instrumento, será necessário horas e mais horas de estudo, treino e frustração.

É um processo longo e difícil, porém qualquer um pode fazê-lo!

Vou mostrar neste Artigo as regras que eu sigo diariamente. Elas me ajudam todos os dias desenvolver a disciplina, que está sendo uma aliada para mim nesses tempos de pandemia.

Regra número 1: Acorde mais cedo!

Nós costumamos dizer que não há tempo para executar as tarefas que são realmente importantes, e honestamente, sabemos exatamente quais são.

Então, o primeiro passo para conquistar a tão sonhada disciplina é acordar mais cedo que a maioria das pessoas.

Essas horas valiosas que ganhei todos os dias vão te dar o tempo necessário para executar as tarefas que antes pareciam impossíveis de executar.

Tente acordar 15min mais cedo por semana até atingir um horário adequado para você.

Regra número 2: Planeje o seu dia

Quando seguimos a dinâmica do ambiente que estamos inseridos, parece que as atividades não acabam e no final do dia ficamos com aquele gosto amargo de um dia improdutivo. A impressão que temos é que quanto mais trabalhamos, menos damos conta do volume de nossas atividades.

Isso acontece porque não estamos acostumados a organizar o nosso dia.

A partir do momento que a organização de suas atividades fizer parte da sua rotina, você perceberá em pouco tempo mudanças de produtividade e vai ganhar tempo para desenvolver outras aptidões.

Comece com uma lista de tarefas e aos poucos evolua seu modelo.

Não importa como você vai construir o seu planejamento. Apenas faça e alavanque a sua produtividade.

Regra número 3: Crie um ritual matinal

Algumas tarefas são tão importantes para o nosso desenvolvimento pessoal, que devem ser consideradas como “sagradas”.

Escolha atividades que você considera cruciais para o seu desenvolvimento e as execute todos os dias sem distrações assim que o dia começar.

O segredo é a consistência!

Regra número 4: Desligue todas as notificações de seu celular.

A distração é o inimigo número um da disciplina. Se em toda a história da humanidade sempre foi difícil adiar prazeres imediatos para priorizar benefícios a longo prazo, atualmente está mais difícil ainda.

Todos os aplicativos de e-mail e redes sociais emitem sinais visuais e sonoros em seu celular a cada evento novo. Minha sugestão, desative todos!

Separe momentos específicos do dia para ler os seus e-mails e ver suas notificações. Fazendo isso, além de organizar o seu dia, você de forma indireta está dizendo aos outros que o seu tempo é precioso.

Se algo for urgente de verdade, acredite, as pessoas vão te procurar por telefone.

Regra número 5: Faça o que deve ser feito, mesmo que você odeie.

Trabalhar com o que se gosta é um mantra bem antigo que nunca sai de moda. Mas mesmo tendo o melhor emprego do mundo, há atividades que não são do nosso agrado e precisam ser feitas.

Essa é uma habilidade das pessoas que se destacam, elas não se incomodam em “carregar o piano”. As vezes você terá que fazer um esforço extra, as vezes você vai ter que entrar numa reunião e discutir assuntos que você não domina com maestria, as vezes vão sobrar atividades que você não quer fazer.

Para as coisas funcionarem, seja humilde e aceite os louros e os espinhos da sua profissão.

Regra número 6: Procure entregar mais do que esperam de você.

Essa regra poderia ser dita de outra forma: Crie o hábito de sempre se superar!

A grande maioria das pessoas são condicionadas a fazer somente o que é necessário durante o dia. O pensamento lógico por trás dessa atitude é, “por que fazer a mais se no final do mês vou receber a mesma coisa!”.

Apesar de contra intuitivo, você deve se livrar dessa atitude, pois fazer a mais não é para a empresa que você trabalha, mas sim para você.

A partir do momento que você se dispõe a ligar para mais um cliente após o expediente, treinar dez minutos a mais do que de costume, ler durante mais tempo que você planejou, o hábito de superação aos poucos vai se instalando e isso começa a ser uma normalidade.

E aqui vai uma pérola de sabedoria do Miamoto Musashi, o samurai mais temido de todos os tempos.

“Hoje é o dia que você superará a si mesmo, amanhã é o dia que você superará os homens inferiores!”

A frase é forte, mas o ponto aqui é, quando você está disposto a fazer o que a maioria das pessoas não quer, cedo ou tarde você se destaca.

Regra número 7: Limpe o seu quarto.

O Jordan Peterson tem razão nessa aqui. Ele diz que hoje as pessoas estão muito engajadas a salvar o mundo mas não conseguem arrumar o próprio quarto.

Podemos ampliar essa visão e dizer também que as pessoas desejam ser disciplinadas, mas não conseguem arrumar o quarto, lavar a louça ou varrer o chão.

Manter a organização do seu ambiente, seja a sua casa ou seu local de trabalho, também é um exercício fundamental da disciplina e deve ser implementado!

Paulo Ricardo

 

Arquiteto de Sistemas, Palestrante, Entusiasta em

Filosofia Ocidental e Oriental, Medicina Chinesa e

Desenvolvimento Pessoal.

E-mail:       p_ricar@hotmail.com

Face:         http://bit.ly/fapaulo

Youtube: https://bit.ly/youtpaulo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
%d blogueiros gostam disto: